segunda-feira, 28 de setembro de 2020

URETRITE – O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

É chamado uretra parte do organismo humano que tem como função, o transporte da urina. Quando acontece a inflamação ou infecção desse sistema, se tornando uma doença os médicos nomeiam o caso como uretrite.

Para quem deseja saber exatamente quais são as causas, o que é e como tratar a uretrite, preparamos esse post completo, com todas as informações que você precisa.

A partir dos primeiros sintomas da doença, é de grande importância que seja realizado o correto acompanhamento médico, para ter maiores chances de cura. Especialmente no caso de mulheres grávidas o acompanhamento de um profissional, é indispensável para que o bebê não seja contaminado pelo vírus que está no organismo da mãe.

Segundo pesquisas realizadas existem uma maior probabilidade de morte nas mulheres não tratadas, cerca de 10% a 40%, do que em homens, que não buscaram o tratamento, cerca de 1% a 2%.

O QUE É URETRITE

A uretrite é uma doença sexualmente transmissível, provocando o canal da uretra que é o principal canal por onde a urina passa, para eliminar o liquido do nosso corpo. Quando o canal da uretra está inflamado ou infeccionado, podem ser causados outros problemas para a saúde de uma pessoa.

Essa é uma doença que pode ocorrer especialmente no caso de pessoa, que não possuem bons cuidados com a sua área intima, seja pela falta de higiene ou ainda, pela alta rotatividade de parceiros sexuais.

No caso de relação sexual sem uma proteção essa doença também pode aparecer como um grave sintoma.

Após realizados os exames e conferido qual o tipo de uretrite que deverá ser tratada, ela pode ser classificada em duas categorias:

  • Uretrite Gonocícica – Ineisseria Gonorrhoeae, quando isolado. (UNG)
  • N Gonorrhoeae – Não isolado.

uretrite

Para que seja indicado um diagnóstico preciso para o homem, o médico especialista deverá realizar um exame que inclua especialmente áreas como abdômen, bexiga, pênis e escroto.  

O exame realizado irá indicar a presença de secreção no pênis, linfonodos sensíveis especialmente próximo a virilha assim como, pênis também sensível e inchado.

As mulheres também deverão se submeter a realização de exames, que irão indicar a presença de secreção e sensibilidade da uretra e a sensibilidade da parte inferior do abdômen.

Geralmente os exames que são solicitados pelo médico, para identificar se o paciente está enfrentando um caso de uretrite são: Hemograma completo, teste de proteína C reativa, Ultrassom pélvico, teste de gravidez, urina tipo I e cultura de urina, exames para gonorreia, clamídia e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A realização dos diferentes exames que são necessários, poderão indicar corretamente qual caso o paciente deverá tratar e assim, o médico que realiza o acompanhamento irá indicar se deve ser tratada uma uretrite crônica, por exemplo, no caso de pacientes que convivem com o problema por mais de 6 semanas.

Essa é uma doença sexualmente transmissível em que o paciente pode conseguir alcançar a cura. Para isso, é preciso que você realize logo no início do aparecimento dos primeiros sintomas, assim como, os exames e tratamentos que serão indicados pelo especialista, para que a infecção não se espalhe pelo corpo ou ainda, se torne um problema maior para resolver.

O QUE CAUSA A URETRITE

A principal causa da uretrite é o aparecimento de bactérias ou vírus, que propiciam a infecção do trato urinário, a partir de doenças que são sexualmente transmissíveis.

Outras causas da uretrite também podem ser:

  • Síndrome de reiter;
  • Adenovírus;
  • Ureaplasma Urealyticum;
  • Trichomona aginalis;
  • Escherichia coli uropatogênica.

De acordo com um estudo divulgado no Journal Of Infectious Diseases, o sexo oral também pode ser uma das causas da uretrite, como um fator de risco principalmente para a uretrite nongonocícica (NGU).

Doenças como clamídia, herpes simples e gonorreia podem desencadear em casos como uretrite. Além das DST’s podem outros fatores que podem causar a uretrite são:

  • Lesão;
  • Sensibilidade a produtos como gel, creme ou espumas contraceptivos, para o caso das mulheres;
  • Dor abdominal;
  • Queimação ao urinar;
  • Febre e calafrios;
  • Micção frequente;
  • Dor pélvica;
  • Secreção vaginal recorrente.

Leia Também:

A Libido Na Mulher

Como Curar a Ejaculação Precoce

Controlar a Ejaculação Precoce

Evitar a Ejaculação Precoce

SINTOMAS DA URETRITE

Alguns dos principais fatores de risco, para o aparecimento da doença e especialmente no caso de DSTs, são mulheres que estão em fase sexualmente ativa, com vários parceiros, realizar sexo sem nenhuma forma de preservativo, além de já possuir histórico de doenças sexualmente transmissíveis.

Outras causas para o aparecimento da uretrite em homens são:

  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Sensação de queimação ao urinar;
  • Perceber a presença de secreção no pênis;
  • Febre;
  • Micção frequente;
  • Coceira;
  • Sensibilidade ou inchaço na virilha ou no pênis;
  • Descarga vaginal incomum;
  • Dor pélvica;
  • Calafrios;
  • Dor de estômago;
  • Comichão;
  • Dor ou incômodo durante a relação sexual e principalmente, ao ejacular.

A partir da consulta médica o profissional irá indicar o tratamento correto para proporcionar a cura dessa doença. Se você não deseja passar por isso novamente, lembre-se que os pontos principais para evitar a uretrite, é evitar a troca de parceiros sexuais além de, fazer sexo apenas com camisinha.

TRATAMENTO PARA URETRITE

O médico que solicitou os exames assim que receber os resultados e puder avaliar corretamente, irá indicar quais são as melhores formas de realizar o tratamento adequado e assim, eliminar a principal causa da infecção, melhorar e inibir o aparecimento dos sintomas e além disso, evitar que a infecção se espalhe por outras áreas do corpo.

Se for confirmada a presença de uma infecção, o médico poderá indicar ainda alguns antibióticos, assim como anti-inflamatórios para iniciar o tratamento.  Nesse caso, será necessário que o parceiro(a) também realize a consulta médica assim como, os tratamentos que são indicados.

uretrite tratamentosOs antibióticos mais conhecidos e indicados pelos médicos geralmente são Adoxa, Doxiciclina, Modonox, Oracea, Azitromicina, Zithromax, Ceftriaxona, Metronidazol. Outros remédios encontrados para esta finalidade também podem ser Acyclovir, Famciclovir, Valacyclovir.

Durante todo o tratamento, será necessário evitar qualquer tipo de relação sexual com ou sem o uso de preservativos.

Não apenas evitar ter relação sexual sem proteção ou ainda, com diferentes parceiros, mas uma boa higiene pessoal e especialmente nas regiões íntimas, podem ajudar a evitar o aparecimento de doenças como a uretrite.

Depois de três meses da realização do tratamento, será necessária uma nova consulta para o médico pedir novamente os exames para você refazer e assim, verificar se a infecção foi completamente retirada do organismo.

Além dos remédios, você pode contar também com o auxílio de certos alimentos que ajudam no processo e tratamento de outras doenças do trato urinário e que quando são ingeridos juntamente com os antibióticos, proporcionam maiores chances de cura e um tratamento eficaz.

Um dos primeiros passos para unir a alimentação e o tratamento com antibióticos, é tomar de 6 a 8 copos de água por dia, além de evitar o consumo de cafeína e álcool durante o período que estará em tratamento.

O post URETRITE – O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS apareceu primeiro em EJACULAÇÃO PRECOCE.



Esse Artigo Apareceu Primeiro em URETRITE – O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário