sábado, 14 de janeiro de 2023

4 dicas para diminuir a ansiedade de desempenho

Como acabar com a ansiedade de desempenho? Muitas pessoas lidam com esse problema na hora H, sabia? Mas, algumas dicas práticas podem ajudar a lidar com a questão.

Quando falamos sobre prazer, não dá para ignorar o fato de que a ansiedade atrapalha bastante boa parte das pessoas. E, como terapeuta sexual, eu posso garantir que esse é um dos principais fatores que afetam uma boa relação. Um detalhe importante, é que isso afeta tanto homens como mulheres.

5 passos para diminuir a ansiedade

Aliás, antes de partir para as dicas, eu quero me aprofundar melhor sobre o que é a ansiedade. Para entender isso e, claro, ter acesso às dicas práticas, siga adiante na leitura deste artigo!

Ansiedade de desempenho: o que é?

Para lidar com a ansiedade de desempenho, é importante que você entenda o que ela é de fato. Em primeiro lugar, a ansiedade possui dois parâmetros:

  • Ansiedade saudável: é aquela que a gente sente um friozinho na barriga. Ela pode acontecer diante de um acontecimento marcante, como uma prova, evento e outras situações. Vale lembrar que a ansiedade é um sistema de defesa autônomo que permite preservar a nossa vida.
  • Ansiedade disfuncional: por outro lado, essa ansiedade é aquela que vai além da preservação da nossa vida. Ela pode nos paralisar em diferentes áreas. Nesse caso, há pessoas que querem falar sobre algo e não conseguem, assim como se expressar. Além disso, dentro do contexto que abordaremos aqui, ela acaba impedindo uma relação sexual prazerosa.

Como saber se você sofre da ansiedade de desempenho?

Essa é uma questão muito comum e, nesse caso, a alternativa é analisar alguns sintomas físicos. Por exemplo, a sensação de boca seca, coração acelerado, mãos e pés gelados, frio na barriga e outros. Além disso, pensamentos do tipo “não vou conseguir” antes e durante o sexo são indícios de uma ansiedade de desempenho.

É importante avaliar também o seu sentimento em relação ao sexo, ou seja, o que você pensa sobre ele. Muitas pessoas podem manifestar medo de não dar conta, de errar, falhar e outros. Esses sintomas acabam refletindo também em outros de caráter físico. Entre eles, temos a disfunção erétil psicológica, ejaculação precoce e falta de orgasmo.

tratamento para disfuncao eretil psicologica

Esse último sintoma, inclusive, pode ser mais comum entre as mulheres, sendo associado também à dificuldade com a excitação. Já nos homens, o mais comum é justamente a disfunção erétil psicológica e a ejaculação precoce. Há ainda em alguns casos, embora em menor porcentagem, a anorgasmia ou ejaculação retardada.

Aqui eu acho interessante lançar uma questão para você: será que você está satisfeito ou satisfeita na sua relação sexual?

Se a resposta para a questão acima for não, será que não vale a pena analisar essa ansiedade de desempenho?

O que acontece no organismo de uma pessoa ansiosa?

A ansiedade em nosso organismo é responsável por aumentar os níveis de adrenalina. Esse hormônio / neurotransmissor deixa as veias mais estreitas, dificultando a irrigação sanguínea – principalmente se tratando dos órgãos genitais.

Vale lembrar que a excitação acontece por meio de uma boa circulação sanguínea. Portanto, naturalmente, a ansiedade de desempenho dificulta o prazer durante a relação sexual.

Além disso, é fundamental entender de onde vem essa ansiedade. Isso porque ela pode vir de algum pensamento disfuncional. Diante disso, algumas dicas podem ajudar não somente a lidar com esse problema como também compreender a sua procedência!

Primeira dica: questione seu pensamento sobre o sexo

Procure pensar não somente o que você pensa sobre o sexo, mas também o que surge na sua mente antes. Muitas pessoas podem dizer “mas, é do nada que eu perco a ereção”. Nesses casos, o que ocorre é que muitos imaginam que perdem a ereção. Só que, na verdade, trata-se de um processo engatilhado por um determinado pensamento. E, é aí que a ansiedade de desempenho é acionada.

supevisao em sexualidade

Segunda dica: comece a trabalhar os pensamentos

Para exemplificar melhor, se você acaba deparando com diversos pensamentos. Alguns deles são o “não posso falhar”, “tenho medo de falhar” ou “não posso errar”. E, é muito provável que isso seja levado para a relação. A nossa mente não entende de forma objetiva a palavra não – e acaba traduzindo para um sim.

O pensar em “não falhar” remete a uma imagem de alguém fracassando, e é quando acontece a ansiedade de desempenho. Para lidar com isso, é importante tentar trabalhar o seu pensamento de forma positiva, ou seja, driblar o seu cérebro. Assim, tente traduzir seus pensamentos para o positivo, pois esse é um exercício que pode trazer resultado em longo prazo.

Terceira dica: foque em algo que te dê prazer

Se você percebeu que o pensamento negativo está sequestrando sua atenção na relação, procure se resgatar disso! É importante que você se esforce em se manter presente na relação. Para isso, focar em coisas das quais você realmente goste é um excelente caminho. Ou seja, foque no prazer e também no aqui e agora – esse último vale para todo o seu dia.

Quarta dica: sono de qualidade

É parece que não tem ligação uma coisa com a outra, mas o fato é que está completamente ligado. O sono de qualidade interfere na boa resposta do nosso cérebro, uma noite bem dormida diminui níveis de ansiedade, te deixa mais relaxado e calmo.

Esse relaxamento e tranquilidade também atua na resposta sexual te deixando mais apto para receber e dar prazer. Então, diante disso eu te faço uma pergunta: Como estão as suas noites de sono?

Quinta dica: técnica de respiração

Essa é uma técnica poderosa para lidar com a ansiedade de desempenho. Inclusive, no meu curso Potência Masculina eu dedico um módulo inteiro para reprogramação mental, com várias técnicas de relaxamento. Se você quiser se aprofundar nessas técnicas, fica o convite para conferir o meu curso na íntegra.

Ele é um treinamento online completo totalmente direcionado para homens que querem tratar da ejaculação precoce e disfunção erétil psicológica. Além disso, o conteúdo também foca na resposta sexual, como a falta de desejo e até mesmo orgasmo.

Mas, especificamente sobre a técnica de respiração, tire ao menos uma pausa de um minuto do seu dia. Sente-se em um local confortável, mantendo os dois braços relaxados ao lado do corpo e os pés no chão.

Em seguida, respire profundamente pelo nariz, enchendo o seu abdômen de ar (diafragma). Depois, solte o ar pela boca, murchando o abdômen.

Esse exercício permite enviar o aviso para o seu cérebro de que está tudo bem, evitando uma possível ansiedade de desempenho. Além disso, procure associá-lo às demais dicas e informações desse conteúdo, combinado?

O post 4 dicas para diminuir a ansiedade de desempenho apareceu primeiro em Débora Martins.



Esse Artigo Apareceu Primeiro em 4 dicas para diminuir a ansiedade de desempenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário