segunda-feira, 10 de abril de 2023

Por que o sexo cai na rotina: 4 motivos que os casais não percebem!

Já se perguntou por que o sexo cai na rotina? Quando isso acontece a relação sexual fica sem graça, e muitos casais tem dificuldades em lidar com a situação? Mas, isso não quer dizer que melhorar é algo impossível. A rotina sexual não é algo raro de acontecer, na verdade, é justamente o contrário.

Aliás, todo relacionamento entra em uma rotina. E, ainda mais, a nossa vida como um todo pode cair nela: a rotina! Com o nosso trabalho é assim, estudos, casamento, criação dos filhos e por aí vai. Portanto, tudo (absolutamente tudo mesmo) que entra em nossa vida acaba em uma rotina.

por que o sexo cai na rotina

Por que o sexo cai na rotina?

Afinal, por que o sexo cai na rotina? Isso acontece por costume da nossa própria experiência sobre tudo que envolve a nossa vida. Assim, no casamento e no sexo isso não poderia ser diferente! E, sim: a rotina é uma integrante do relacionamento e do próprio sexo.

Porém, existem sim maneiras de deixar a relação sexual com um gostinho diferente. Afinal, não é porque você come arroz e feijão todos os dias que ele precisa ter o mesmo sabor. Então, bora colocar tempero nesse feijão? Selecionei algumas dicas bem legais para que você fuja da rotina quando o assunto é sexo!

1. O abandono do autocuidado

Cuidado com o corpo, com a higiene, com o visual e muitos outros aspectos. Quando alguém se pergunta por que o sexo cai na rotina, uma das resposta está na percepção sobre o autocuidado.

E, isso não se limita a um estereotipo de beleza ou cobranças da sociedade em geral. Na verdade, é sobre si e o seu cuidado para o outro. Só para exemplificar, eu costumo perguntar para os meus pacientes: há quanto tempo você não passa perfume para o outro? Ou, simplesmente, há quanto tempo você não escolhe uma roupa especial para outro?

Aí, você pode me questionar: mas, Débora? Eu preciso fazer isso  pensando no outro? O certo é não fazer isso pensando em mim? Quando essas questões aparecem eu costumo devolver com mais uma pergunta!

Quando você namorava com a sua parceria e marcava um encontro, se arrumava para a outra pessoa? Ou seja, se vestia, perfumava e penteava pensando em surpreender a outra pessoa, certo?

Percebe como isso é parte fundamental do encantamento e da erotização? Tudo isso está associado ao autocuidado. E, com o tempo, é natural que a gente vá perdendo esse costume. Só que aí que entra o fato de que o sexo pode cair sim na rotina.

Lembre-se: se arrumar para a outra pessoa é parte da erotização e da conquista. Portanto, não descuide do autocuidado.

Assista o vídeo abaixo de o Porque o sexo cai na rotina, caso você não queira ler 🙂

2. Escasso e novo

Se você se pergunta: por que o sexo cai na rotina? Esse é outro ponto importante que responderá a questão! Assim, tudo que é novo e escasso tem um “gostinho” diferente.

Sabe aquela sensação de que no começo do relacionamento tudo era mais fácil, simples e automático, incluindo o sexo? Isso existe frente ao que é novo e o que é escasso.

Vale lembrar que no começo do relacionamento tudo que é uma grande novidade. Isso está ligado ao processo cerebral tem relação com o novo e o desejo de aproveitar esse ‘novo’.

Mas, após um tempo a relação não tem mais aquela pegada da novidade. E, nesse ponto é importante lembrarmos da transição da paixão para o amor.

  • Na paixão há mais intensidade, desejo e transcorre de forma automática. Ou seja, a relação envolve mais “facilidades”. Com o passar do tempo, essa paixão avassaladora perde espaço e abre caminho para o amor.
  • O amor, por sua vez, é algo mais sólido e que permite ser sustentado, porém, menos intenso. Essa menor intensidade influencia no sexo e é quanto entramos na questão: por que o sexo cai na rotina?

Tome nota: procure pensar em como deixar o relacionamento mais gostoso! Mesmo que ele não seja “novo”, tente refletir sobre uma boa novidade. Embora ele não seja escasso, reflita o que pode existir de escassez. Assim, trabalhe pontos de novidade! E não esqueça que o sexo começa bem antes da relação sexual em si. Isso vai te ajudar a encontrar resposta do por que o sexo cai na rotina!

3. Não trabalhar o padrão erótico

Se você está se fazendo a fatídica pergunta: por que o sexo cai na rotina, vale pensar sobre esse ponto. Será que vocês tão trabalhando bem o padrão erótico? É muito comum que muitos casais abandonem o papel “homem e mulher da relação”.

Em muitos casos, ocorre da mulher se tornar mãe do marido ou o homem pai da mulher. Outro cenário comum é haver apenas uma relação de amizade. Esses papéis não remetem à erotização, mas sim a uma afetividade.

Tratamentos sexuais online

Portanto, por que o sexo cai na rotina? É importante perceber em que lugar ficou o olhar erótico entre vocês. Pensar sobre o que agrega erotismo na rotina faz muita diferença, além de perceber como está o desejo. Porque o sexo depende de desejo, que por sua vez precisa de admiração. E, quando eu falo em admiração, estou me direcionando para a admiração erótica.

Quando se fala sobre erotização, falamos também de fantasias sexuais, e aqui não estou me referindo a roupa apenas, mas ao imaginário, pois é esse imaginário sexual que faz com que o sexo saia da rotina de maneira mais “temperada”, inclusive, recentemente eu publiquei um artigo aqui onde eu falei sobre As top 5 fantasias sexuais masculinas, vale a pena passar por lá e ler 🙂

4. Falta de equilíbrio dos três grandes pilares

E, por que o sexo cai na rotina? Será que o casal não está deixando de equilibrar os três pilares do relacionamento? Eles influenciam bastante o sexo   saudável e só para contextualizar, vou falar um pouco sobre cada um:

  • Afetivo: tudo que remete ao carinho e cuidado. Se esse pilar é nutrido sozinho, ocorre de o casal conviver como se fossem amigos;
  • Erótico: tudo que favorece o sexo em si, mas sempre antes. São beijos, abraços, pegadas, uma mensagem picante e por aí vai.
  • Sexual: é literalmente o sexo! Portanto, o que acontece na cama. A rotina acontece quando ele é ativado de forma automática.

É importante que o casal saiba trocar carícias e entenda as mudanças comuns do tempo de relação. Comece a perceber ainda o que você gosta e o que não gosta na cama. Liberdade e comunicação são fundamentais nesse entendimento.

É muito importante também eu comentar que a Ansiedade de Desempenho pode impedir que esses três pilares sejam trabalhados, isso porque essa ansiedade causa medo e trava na hora da relação, inclusive na hora de investir no sexo. Por isso, se isso acontece, vale a pena tratar e resolver, eu escrevi mais sobre esse tema aqui nesse post: Ansiedade de Desempenho, porque nela acontece? Clique para ler!

Como resolver o problema de o por que o sexo cai na rotina?

A primeira opção de você conversar sobre o assunto com sua parceria, saber o que falta ou o que é demais na relação vai ajudar muito para o desenvolvimento de habilidades na relação. Muitos casais buscam por uma vida sexual satisfatória, mas poucos conversam sobre o tema.

A outra opção é a Terapia Sexual Online que pode também ser feita presencial. Ter uma Sexóloga Online para ajudar você nesse processo acelera a melhoria da relação. Pois são aplicados exercícios práticos na vida que o farão ter mais erotização na relação, fazendo assim que saia da rotina chata.

Esquentar a relação não é difícil como muitos pensa, precisa apenas de um direcionamento, é simples e prático. Precisa de cuidado e atenção como tudo em nossa vida.

Terapia Sexual online

Mais do que saber por que o sexo cai na rotina, tente entender todos os pontos que citei neste conteúdo. O sexo não pode e nem deve ser abandonado e é preciso um cuidado constante. Assim, tente abandonar a crença que tudo vai acontecer automático e por instinto. E, você? Está com disposição para nutrir essa relação sexual?

O post Por que o sexo cai na rotina: 4 motivos que os casais não percebem! apareceu primeiro em Débora Martins.



Esse Artigo Apareceu Primeiro em Por que o sexo cai na rotina: 4 motivos que os casais não percebem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário